COMTURs – Conselhos Municipais de Turismo. Você sabe como poderiam ser úteis à Política de Turismo Municipal?

Slide1Os COMTURs são ou pelo menos deveriam ser os principais instrumentos de desenvolvimento de política de turismo nos municípios de longo prazo. Isto porque não há estratégia e não há mercado se este pensamento não for inserido no cerne da própria gestão deste tipo de entidade.

A conta é simples. De um lado tem-se o poder público com pouquíssimos recursos alocados na pasta de turismo. Desta forma, o próprio executivo da mesma pouco participa do governo (por gerenciar poucos recursos e acredite, isso conta e muito dentro da estrutura de uma Prefeitura). Por outro, a própria atividade turística depende na sua parte operacional, exclusivamente de empresas turísticas: hotéis, pousadas, bares, restaurantes, guias, vans…etc. São elas que recebem, tratam e são as principais responsáveis pela percepção do turista de que o destino é bom ou ruim. Atributos naturais são vitais sim. Mas turismo ainda é feito de e por pessoas.

Logo, como o apoio governamental, quem melhor para decidir sobre os rumos estratégicos da Política de  Turismo de sua cidade do que os próprios empresários com suas respectivas entidades como associações e sindicatos? O pensamento é de longo prazo.

Os COMTURs devem ser úteis como fóruns de discussão estratégica-operacional liderada pela iniciativa privada local, onde as entidades e o próprio poder público podem utilizar-se de sua estrutura para cumprir melhor o seu papel político de articulação. Se a SECTUR não tem dinheiro, tem prestígio. Trata-se de uma relação ganha-ganha onde cada um da relação tripartiste cumpre seu papel.

O COMTUR da sua cidade propicia que este ambiente seja desenvolvido?

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: