O COMTUR E DEMAIS CONSELHOS MUNICIPAIS: GESTÕES DIFERENTES PARA NECESSIDADES DIFERENTES. ENTENDA OS PORQUÊS NA POLÍTICA MUNICIPAL DE TURISMO.

Slide1

Na série textos sobre os COMTURs, a pauta hoje são as diferenças da gestão entre os diversos conselhos na Política de Turismo no Município.

É importante ter em mente que turismo é uma atividade econômica e portanto, as decisões estratégicas do COMTUR devem atender prioritariamente às demandas e necessidades do mercado, objetivando aumentar o fluxo e diminuir a sazonalidade com responsabilidade. Assim, sua composição ser de maioria empresarial, ainda que tripartite. COMTURs com 50% (ou +) de seus membros oriundos da Prefeitura, tem a tendência de não funcionar. Isto porque, ninguém vai a uma reunião onde metade da decisão já está tomada, não é mesmo? Torna-se uma reunião muito mais de informes do que de discussão propriamente dita.

Para melhor entender este argumento. Imagine no âmbito escolar, por exemplo, se uma escola privada entra em falência. No máximo o Secretario de Educação do Município irá lamentar. Mas, se um escola pública fecha pelo motivo que for, muito provavelmente ele e o Prefeito terão que dar explicações (e muitas) aos jornais e à comunidade. O mesmo ocorre com a saúde. Imagina um posto de saúde fechando?

Da mesma forma, COMTURs onde a presidência é exercida estatutariamente pelo Secretário de Turismo também não funcionam. COMTUR sustentável é aquele que o corpo diretivo é eleito pelos seus membros somente sem a influência do Prefeito. As reuniões do COMTUR devem ser dinâmicas, com pauta, horário, dia certos e sobretudo periódica. Um detalhe: O COMTUR é um único fórum legítimo de debate entre os elementos da cadeia de valor do turismo local (impropriamente chamada de produtiva) se reúne para discutir um problema em comum: Como fazer da minha cidade mais visitada?

Outra questão está no alcance da própria atuação do COMTUR. Normalmente, a pauta da reunião está relacionada às ações promocionais ou operacionais de captação de turistas e ou eventos. E assim deve ser. Tentar resolver assuntos que não estão na esfera de atuação do turismo, ainda que o impactam, é infrutífera. Quando um turista reclama que a cidade está suja, insegura e ou esburacada, todas estas reclamações chegam a Secretaria de Turismo. E os membros do COMTUR por sua vez, podem reclamar desta ou daquela situação. Porém, o conselho em si (e o Secretário sabe disso) nada pode fazer além de fazer um ofício/moção, pois buracos, segurança e limpeza são atributos das pastas de Obras, Segurança Pública e Serviços Públicos, respectivamente. Em nenhuma delas o Secretário de Turismo terá atuação direta. Se sai da sua ossada, entra na esfera política de negociação weberiana: Cada macaco no seu ganho, literalmente.Poucos são os Prefeitos que conseguem trazer o conceito de cooperação entre as pastas.

COMTUR eficiente é gerido com foco onde menos é mais. Ainda que tendência, a gestão através de conselhos é todavia algo novo para nossa sociedade. E trazer os empresários ao protagonismo é trazer membros da comunidade que podem ver seu papel bem feito, assim como o do Secretário de Turismo. Mas, qual é mesmo o papel de cada um? Isto já é assunto para o próximo post.

Dúvidas, sugestões e comentários? Escreva, pergunte.

Abraço e boa semana.

Mielke.

Anúncios

4 comentários em “O COMTUR E DEMAIS CONSELHOS MUNICIPAIS: GESTÕES DIFERENTES PARA NECESSIDADES DIFERENTES. ENTENDA OS PORQUÊS NA POLÍTICA MUNICIPAL DE TURISMO.

Adicione o seu

  1. Estou presidente do COMTUR – Itupeva -SP. Trabalho com base no que foi posto nesse texto, no que de respeito importância do COMTUR. Mas confesso que não é fácil introduzir esse modelo novo de governança do turismo, e que o COMTUR é base fundamental para que o turismo se sobre-saia como atividade econômica importantíssima. Mas tenho a esperança que com o apoio das entidades engajadas e pessoas empenhadas, num futuro próximo tenhamos melhores resultados.
    Valdo Brandão.

    Curtir

    1. Olá Valdo, Bom dia!!

      Em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu comentário. Fico desde logo, muito contente com os encaminhamentos que estás fazendo no COMTUR de Itupeva.
      Gostaria de lhe perguntar se o Sr é empresário ou membro da Prefeitura? Fiquei me perguntando.

      Sinta-se a vontade de me perguntar qualquer coisa sobre o tema. Em minha carreira já ajudei muitos conselhos a se estruturar. Se preferir podemos conversar pelo Skype (este é o meu end: eduardo.jorge.costa.mielke) Estou aqui para lhe ajudar estrategicamente sobre estas dificuldades, pois o Sr sente na pele (literalmente) a dificuldade de trazer um ambiente adequado e dinâmico ao COMTUR.

      Um abraço, Mielke

      Curtir

      1. Nossa!! fico feliz em tê respondido meu comentário.
        Sou um micro-empresário sócio proprietário de um pequeno hotel aqui na cidade de Itupeva, cidade à 72 Km da capital entre Campinas e Jundiaí. Fazemos parte do polo turístico circuito das frutas, composto por dez cidades.
        Não sei se você conhece Itupeva. Faço-lhes o convite, será uma honra recebe-lo e mostrar que município lindo que é Itupeva.
        Aqui tem várias fazendas históricas, turismo rural, apiário, alambiques, cervejaria artesanal, e muito mais.

        Entre em nosso site: http://www.comturitupeva.com.br, lá encontrará um pouco sobre nossa cidade, esse site é resultado de algumas de nossas ações, foi posto no ar agora no final de março 2016.
        Estou apenas à 08 meses a frente do conselho, pois estava quase que acabando, e como membro não poderia deixar isso acontecer sem pelo menos tentar fazer diferente.
        Em nossa região, a qual a demanda imobiliária pressiona fortemente, infelizmente os prefeitos não enxergam ainda o turismo como setor econômico importante para o município e não vê os conselhos como parceiros e sim como pedra no sapato. E o próprio empresário do trade não se deu conta que precisamos nos unir e nos fortalecer!
        Estou engajado sou insistente, sei que tem muito caminho a percorrer, mas acredito que é possível sim mudar esse conceito que existe hoje.

        Precisa tê grupos em todo país, em todas as esferas de governo engajadas de forma que se crie ferramentas mas eficaz para o setor, visto que hoje não se dá a importância necessária.

        Por fim, gostaria de saber de você, o que faz, gosto muito de me informar trocar idéias com quem tem experiência superior a minha, e creio que você tem muita kkk!!
        Abraço!
        Valdo Brandão.

        Curtir

      2. Olá Brandão, Tudo bem? Fico muito feliz em saber que o caminho está sendo traçada em bases sólidas com o empresariado como protagonista.
        Uma dúvida: neste cenário, como a sec de turismo e o próprio prefeito tem se posicionado?

        Respondendo a sua pergunta. Peço a gentileza de entrar no blog e clicar na página (alto a direita onde diz : Menu & Widgets. Ali tem MEU TRABALHO E ATUAÇÃO.
        Abraço. Mielke

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: