Da Série Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR): COMTUR e Associação de Turismo da sua Cidade, política de boa vizinhança ou disputa de poder?

Slide1

Nem uma nem outra. Política da boa vizinhança é o mesmo que “você não me liga, e eu não também não te procuro”. Ou para o desenvolvimento do turismo, representa a apolítica do cada um no seu quadrado. E disputa de poder, parte da retórica do “nós contra eles”. A rigor, em ambos os casos, ocorrerá a omissão e a exclusão, ou ambos. Quem perde é a sua Cidade. Não andará para frente, porque perderá muito tempo olhando para trás. Mas como um Jogo de Xadrez…

Independente de como, por que ou quando cada entidade foi criada, o importante aqui é observar de forma mais sincera, o papel que cada uma desempenha dentro da Política de Turismo do Município. Uma cidade pode ter 10 associações ou uma. Isto, definitivamente pouco importa. A pergunta aqui é: Elas (ou ela) estão sendo um instrumento eficaz de melhoria dos indicadores de emprego e renda na sua Cidade, através da atividade turística? Pense nisso.

Contudo, de nada existirem, se elas não tem muito claro quais são os seus respectivos objetivos e limites. Esta penumbra acarreta sobreposição de funções e com o tempo, irão acabar por atuar dentro do limbo ou a reboque de outras. Os associados, por sua vez, que muitas vezes participam de várias, também não saberão ao certo dizer também o que é de quem, nem o que eles mesmos fazem ali. Como resultado, as entidades sofrerão de uma doença cada vez mais comum: a Síndrome da Entidade Meia-Sola.

Tecnicamente, é importante separarmos as responsabilidades. Os COMTURs são entidades tripartites que possuem quase que a única atribuição de ser o Fórum de discussão e debate sobre os rumos das políticas de turismo no município. Assuntos como Projetos de Lei de interesse do turismo, Planejamento Plurianual ou Agendas legislativas com a Câmara de Vereadores e planejamento do Calendário de Eventos, são exemplos clássicos de pautas do conselho. Já as ações executivas e operacionais propriamente ditas, devem ser missão exclusiva das Associações de Turismo, ao exemplo dos Convention Visitors Bureau, cuja função é captar negócios – eventos e turistas, através de ações promocionais em todos os níveis. (Está sentindo falta de algo? E a Secretaria de Turismo, faz o que? Em um post mais adiante explico sua função, ok?) Afinal de contas, estas entidades são formadas por empresários e Turismo é negócio.

E politicamente, é vital separar tais funções por dois motivos. Primeiro, pois como os COMTURs ainda tem muito de poder público em sua estrutura. Irão certamente sofrer com a dinâmica púbica, que é lenta frente às necessidades e as oportunidades do mercado. Mesmo porque, como citado, a agenda de trabalho é também outra. E segundo, é importante ter mais de uma entidade para desviar as atenções dentro do que chamo gestão sagaz da política do turismo municipal. Concentrar, nunca é recomendável. Lembre-se: O Prefeito irá dar uma negativa mais facilmente ao secretário municipal do que a um empresário. O secretario é um e os empresários, muitos, e dizer não para todos dá trabalho.

Portanto, COMTUR e Associação de turismo seguem com responsabilidades e funções distintas, tendo porém, o mesmo conceito que defendo: Cooperar para Competir. E tudo isso se aplica dentro do jogo de interesses da própria política e politicagem do seu município, bem como fora dele, no âmbito institucional e mercadológico. Somar sempre, mas cada um no seu papel.

Dúvidas ou esclarecimentos? Pergunte.

Abraços.
Mielke, Dr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: