Da Série Sistemas Municipais de Turismo: ATÉ QUANDO TEREMOS QUE AGUENTAR SECRETÁRIO DE TURISMO MIMIMI.

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Muito comum, o MIMIMI dos Secretários de Turismo. O “estou sem dinheiro para fazer algo”. Esqueléticos orçamentos, tem sido o oportuno motivo para alegar do porquê do turismo não avançar na Cidade. E como isso fosse desculpa. Eles reúnem até o COMTUR para dizer isso. Sério mesmo?

É até bem fácil justificar. Para que você entenda a realidade, vamos fazer um exercício numérico. Supondo por exemplo, que o orçamento anual da Prefeitura seja de R$ 100 milhões. Em média, as SECTURs no Brasil dispõem de 0,6%*, como muito. Logo, terá R$ 600 mil para investir em marketing ou eventos. Teria, pois deste valor, 50% é comprometido com pagamento de salários e aluguéis. Sobraram R$ 300 mil disponíveis. Pero no mucho, pois 50% deste, o Prefeito pode remanejar a hora e para onde quiser.

Em outras palavras, para fazer uma gestão realística o secretário tem mesmo R$ 150 mil. Mas calma, que ainda não é bem assim. Em muitos municípios (muitos mesmo), 80% = R$ 120mil deste montante, em média, é carimbado para bancar o Carnaval, antes mesmo dele assumir. E finalmente, poderá então usar R$ 30 mil para divulgar, … !!! Poderia, pois ainda tem ainda as festas de Aniversário da Cidade, Festa Agropecuária e o Réveillon, onde o turismo sempre ajuda.

Como se pode ver, não é fácil trabalhar com turismo neste país, não é mesmo? Acontece que desde sempre, esta é a realidade no Brasil (com raras exceções). Portanto, quando o cidadão aceita ser secretario de turismo é impossível ele me dizer que ele não sabia disso. Se lamenta, é porque ele começou a perceber que custa caro manter o status de executivo local. Ou pior, realiza que ele não sabe o que está fazendo. E é claro sem dinheiro, justifica, explica. E lá se foi mais um ano….

Esse MIMIMI irá se perpetuar até o dia em que o modus operanti político do turismo perceber que nesta atividade, não se faz nada sozinho e nem através de uma secretaria. Turismo é, desde sempre também, uma engrenagem de serviços. Diante deste contexto e realidade, os secretários devem realizar que o seu papel fundamental é:  Articulação política e tático–operacional para fazer as coisas acontecerem de fato. Isso se aplica tanto dentro no município, com o 3o setor, com o trade e, essencialmente, com outras secretarias municipais e legislativo. Assim como na esfera estadual e principalmente na federal. Aliás, é onde o recurso grande está, visto que cada dia mais as UF estarão quebradas com o atual Pacto Federativo, que de federativo, não tem nada.

Turismo é percebido  pela sociedade e pelo mercado, através de ações práticas e conjuntas que de algum modo promovam o bem estar da população local. E que o seu crescimento sustentável só é possível com a cooperação entre os membros da Cadeia de Valor – Terceiro Setor, Poder Público e Iniciativa Privada. A atuação e o trabalho nesta linha não dependem de recurso algum. Muito pelo contrário. Está 100% atrelada a clareza, nitidez e lucidez acerca desta função e atitude como Política de Turismo Municipal ou como Sistema Municipal de Turismo, propriamente dito. O realizar deste papel é o que faz hoje a diferença entre um secretário de nível, ou aquele MIMIMI. Pense nisso.

Dúvidas, perguntas, comentários?

Abr.

Mielke, Dr.

*: Os dados acima, são resultados parciais de pesquisas empíricas em curso, de minha própria vivência no executivo e do assessoramento parlamentar.

 

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