Série Sistemas Municipais de Turismo: O QUE FAZER PRIMEIRO, ESCREVER O PLANO MUNICIPAL DE TURISMO OU ORGANIZAR O COMTUR?

Papel é um algo, um objeto que se bem trabalhado a partir da fibra, fica liso, branco e, principalmente aceita tudo. Pessoas podem gerar ação e neste quesito, pessoas sempre são melhores que o papel. Porém, da trabalho lidar com elas. O que é bom! Se pessoas aceitassem tudo o nosso mundo seria, no mínimo chato, né?

Romantismos a parte, planos são importantes. De fato. Mas, no contexto da realidade do turismo, dá para contar nos dedos os que são seguidos à risca. Você conhece algum? São feitos mais para cumprimento de prerrogativas legais do que outra coisa. Além do mais, desde da época do Brasil-colonial colecionamos um histórico de não cumprir aquilo que está no papel. Não é a toa que a expressão “para inglês ver” seja tupiniquim. O nosso DNA histórico é bem forte neste quesito. Se tens dúvidas sobre o tema, sugiro muito a leitura dos livros: Formação do Brasil Contemporâneo do Caio Prado Júnior (Ed. Companhia das Letras), como a e A Cabeça do Brasileiro, de Carlos Alberto Almeida (Ed. Record)

E para contribuir a isto, a estrutura financeira destes planos não é bem clara.  São aprovados sem estabelecer o quanto de recursos, a fim de levar a cabo suas metas, ações… Carecem de itens de monitoramento consistentes. E mesmo que tenha estas informações todas,  não há como prever os conflitos e disputas de poder e/ou de mercado, que só acontecem depois. E saiba que elas vão acontecer. 100% de certeza, o que é normal e salutar. O papel não irá te ensinar a lidar com isso. O sucesso do turismo da sua cidade depende muito mais de pessoas empoderadas do que prateleiras empoeiradas.

Inverta esta lógica que não vai te levar a lugar algum!

Rimas a parte,  pense em elaborar o plano dentro do COMTUR e pelo COMTUR. É uma atitude inclusiva e verdadeiramente participativa. É o conceito de Cooperar para Competir, dentro do que chamo Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR). Evite “gato por lebre” dos modelos feitos sob encomenda. Cooperação vem do construir e isso se faz com pessoas. O papel sempre vem depois, como resultado. Nunca antes. Pense nisso.

Dúvidas de como fazer um grupo forte? Me escreva!

Um abraço. Mielke. Dr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: