Série Política de Turismo: ALVARÁ PARA EVENTOS PÚBLICOS – Uma verdadeira conquista!!!!

slide1

UM EXEMPLO CLÁSSICO DE COMO SER EFICIENTE NEM SEMPRE REQUER RECURSO.

Quando um empresário solta aquela máxima “se o governo não atrapalhar estamos bem”, não é a toa. Pois é. Parece que obter um simples alvará para realizar um evento, está se tornando algo tão impossível, como desembaraçar sua mudança do Porto…. Ahhhhhhhhhhh! Cadê minha Ritalina, Fluxotina??? Nada! Traz logo o Lexotan mesmo…..

Esta onda do artesanal não é modismo, mas sim um movimento de mudança de comportamento de consumo. Neste contexto, realizar eventos gastronômicos em espaços públicos tem sido, e seguirá sendo uma consequência natural de sermos mais naturais ao valorizar o que temos, somos e da onde viemos. E que de quebra, traz novos usos para espaços antigos….vazios e que estão ali para o lazer…dos locais.

Não há evento mais bacana do que ir a um Parque X e fazer um piquenique quando está tendo, por exemplo, um festival de Cerveja Artesanal. Trata-se de ações endógenas que surgem por locais, para locais e com gosto local. Nada mais genuíno, nada mais espontâneo e que de quebra, oportuniza pequenos negócios familiares e que são…..locais! WoW! Desenvolvimento Turístico…puro!

Mas chama a atenção, as diferentes regras de Secretarias Municipais que não se conversam, não se convergem e sim divergem. Elas estão transformando a obtenção do ALVARÁ numa verdadeira conquista! Trata-se de uma sequência de nós que giram dentro dos labirintos da burocracia pública. E quem em muitos casos, só com a ajuda do amigo do amigo do amigo, é que são desatados…A ocasião faz o ladrão….Conhece isso, né?

Muitos desistem e promovem os eventos mesmo assim, pois não resta alternativa…E olha que já vi Prefeitos participando. Nem ele sabe que ….Aparte da evidente necessidade de cumprir com normas de segurança, etc, te pergunto:

Qual é a dificuldade de juntar as Secretarias pertinentes e discutir procedimentos que deixem claras e acessíveis, as regras à realização de eventos? Será tão difícil assim colocar as pessoas num mesmo lugar para conversar? Ou, será que está faltando dinheiro para pagar o cafezinho e a água destas reuniões ou o salario do funcionário que é público?

Tudo isso é uma questão de gestão pública que não depende de nem um centavo se quer. Credo! Por mais que disputas internas dentro dos feudos weberianos da permeiam as entranhas de qualquer Prefeitura, é inadmissível presenciar este tipo de realidade. Sobretudo em épocas de crise em que nichos surgem como esperança de emprego e renda….local!! Pense nisso! #vazasecretariomimimi

Abr. Mielke

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: