Texto 49 – COMO TRAZER O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PARA O LADO DO TURISMO. ÚLTIMA PARTE – Os eventos e seu calendário anual. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Não perca esta chance!!! Eventos sempre serão, além do xodó, a grande oportunidade estratégica para que a Secretarias de Turismo possam mostrar a sociedade, o Turismo como um grande catalizador do desenvolvimento econômico.

Para nivelar. Desde a captação até a realização de um evento na sua Cidade, trata-se de um trabalho complexo e que exige várias mãos. E neste contexto, quanto mais a Sectur concentrar o poder decisório sobre si, mais perceberá a verdadeira “gincana” que todo o processo se tornará. Cansa e desgasta todo mundo. Não vá por aí.

Para embasar. Se a sua Cidade conta com uma associação formada por empresários do trade, como por exemplo um C&VB, já é um passo importante. Se não tem, estimule imediatamente a formação de uma. É uma questão de sustentabilidade operacional e política, pois é nela que você terá seu grande braço de apoio. Não sabe como fazer, peça ajuda! O Blog de Capacitação Política de Turismo, está aqui para isso.

Para avançar. Antes de ficar gastando tempo e dinheiro, que ninguém tem, olhe para os principais eixos econômicos que estão espalhados pela sua cidade. Chame as lideranças para conversar, traçando com elas o planejamento executivo promocional. E se você que me lê é secretário, use seu posto para ter acesso, aproximando as pontas de cada eixo, sobretudo no que tange comercialização. Perceba os obstáculos e impedimentos, mesmo que para isso, tenha que fazer lobby dentro da estrutura do Poder Executivo e ou Legislativo.

Para seguir avançando. Com o avanço das conversas, leve todo o processo decisório final, para dentro do COMTUR. Seja da elaboração de uma Calendário de Eventos, até a discussão de algum propriamente dito, o conselho serve para fazer acordos, estabelecer os critérios e limites de cooperação, e para que empresários turísticos identifiquem oportunidades de negócios para si.

Turismo se faz em rede…de responsabilidades…Você tem claro a sua?

Veja, o Poder Público Municipal é um reflexo de como a sociedade percebe o próprio poder público. Então se você quer que o Turismo seja melhor percebido pelos seus, saia da penumbra que ronda muitas mulas-sem-cabeça por aí e comece a focar onde realmente interessa quando se fala de Eventos e Turismo: geração de emprego e renda local, do local, pelo local através da apoio que só a Cadeia de Valor do Turismo (Empresas Turísticas), tem capacidade de dar.

Dúvidas, esclarecimentos? Pergunte! Curta a pág no Facebook. Envie-me uma mensagem via inbox!

Abraços Mielke.

Anúncios

2 comentários em “Texto 49 – COMO TRAZER O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PARA O LADO DO TURISMO. ÚLTIMA PARTE – Os eventos e seu calendário anual. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

  1. Kelma Cláudia Almeida Nunes Rodrigues março 15, 2017 — 5:15 pm

    Sou Kelma Nunes, desenvolvo um trabalho de Turismo com trilhas interpretativas e de contemplação dá natureza e suas belezas cênicas
    Tenho interesse em me envolver com esta temática.

    Curtir

    1. Olá Kelma, seja bem vinda.

      Nos que posso te ajudar?
      Abr. Mielke

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close