COMO FAZER GESTÃO DE TURISMO MUNICIPAL ATRAVÉS DO COMTUR. Parte IV – Série SIMTUR: LIMITES E COMO LIMITAR UM CONSELHO.

É perfeitamente compreensível a percepção de que Turismo envolva também segurança e ou saúde pública. Porém, não será no COMTUR que as demandas destas e outras áreas irão ser deliberadas, nem tão pouco resolvidas. Mesmo porque, há outros fóruns, lê-se conselhos, que tratam especificamente destes assuntos na sua Cidade. O COMTUR no máximo poderá enviar um ofício … E só. Então, não fique perdendo tempo …Não pelo menos agora…

Por isso, para quem está começando a organizar um COMTUR, é muito importante prestar atenção nas intenções e motivações dos conselheiros em ali estão, bem como nos assuntos em pauta. É uma constante vigilância, quase que diária. Assuntos nada a ver, chamo de “assuntinhos”. Não agregam, e fazem o pior.  Tiram o foco do próprio objetivo do COMTUR, perdendo assim a sua eficiência. E isto abala diretamente a auto-estima do próprio conselho. E sem andar para frente,  os membros começarão a questionar o próprio conselho e com razão…desistências e ausências serão inevitáveis…

Aliás, se o COMTUR tiver muito de poder público, você começará a ver os suplentes com mais frequência, o que é um recado-mensagem de que as coisas não vão nada bem…

Conselhos não estão aí para elaborar Roteiros Turísticos, nem para elaborar folder ou qualquer tipo de campanha de divulgação. Não são parte do Poder Executivo nem de perto. Se a secretaria é inoperante, não é o COMTUR que irá tomar o seu lugar. Sugiro trocar o Secretário.

COMTURs tem o papel de serem a ARENA DE ACORDOS do que cada participante da ENGRENAGEM COLABORATIVA DO do Sistema Municipal de Turismo – SIMTUR, definindo o que cada um (Sectur, C&VB ou associação de Turismo e demais entidades, Sistema “S” e empresários) IRÁ SE COMPROMETER. Tenha limites com aquilo que o COMTUR é. Os problemas e soluções devem sair a partir desta visão da responsabilidade e deveres de cada um. Se uma ação foi exitosas, divulgue os resultados no COMTUR, assim como falhas e insucesso também.

Esta Série COMO FAZER GESTÃO DE TURISMO MUNICIPAL ATRAVÉS DO COMTUR, objetivou de forma introdutória mostrar os princípios e diretrizes básicas de um COMTUR dinâmico. Para demais dúvidas, escreva aqui ou envie um inbox ou mande um email no eduardomielke@yahoo.com.br

Abraços.

Mielke, Dr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: