Texto 68 – EM TEMPOS DE FALTA DE TUDO, AGORA É A HORA DOS C&VB. LEGÍTIMOS E VERDADEIROS DMOs. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

0,62%** é o quanto em média, as Secretarias de Turismo (Secturs) contam anualmente para cuidar do Turismo na sua Cidade. Isso mesmo…Este número é o resultado de quando o Estado tenta fazer aquilo que não sabe.

Sua infinita vaidade em seguir governando sozinho, tem sido a política pública de turismo. Sem limites, e mesmo sem um tostão, ainda consegue excluir o envolvimento e engajamento, daqueles que mais importam e se importam com o Turismo na sua Cidade. É um modus operanti que busca sempre um lastro no próprio Estado, mesmo que este simplesmente não exista. Qual é o sentido disso mesmo?

Alinhando para que você leitor entenda o que nós entendemos como Organizações de Gestão de Destino – DMO (Destination Marketing Organization)…

Os DMOs são as entidades cuja função é organizar e promover o Destino. Onde elas funcionam fora do país, são entidades, via de regra, Públicas onde a presença da iniciativa privada é forte, concentrando as energias no que realmente interessa: ajudar a decidir sobre aplicação dos recursos para o Setor. Há um entendimento do papel e importância do empresariado e das respectivas entidades, dentro deste processo.

Então, se o COMTUR é a grande ARENA DE ACORDOS, são os C&VB os grandes motores de qualquer processo sério de Desenvolvimento Turístico. Esta é a base do Sistema Municipal de Turismo – SIMTUR que defendemos. O retorno da percepção dos Municípios, que se deu na categorização do MTUR, foi um baita acerto. Mas, não ainda está muito longe de ser suficiente. Uma mudança urge e isso não é uma reflexão!!! É uma necessidade…

Os C&VB são as entidades que mais agregam a diversidade da cadeia de valor do Turismo. Todos os empresários são locais e tem um só objetivo: crescer e fazer que o Turismo da sua Cidade cresça, gerando empregos e renda. Precisa mais do que isso? São os maiores conhecedores do mercado e de suas necessidades, pois respiram isso todos os dias. Pensam no longo prazo, mesmo porque ninguém abre um Hotel ou Restaurante para fechar depois que a eleição acaba, não é mesmo?

Desta forma, já passou da hora de vermos uma Política Pública Federal de fundamento. Ou o MTUR começa a trabalhar de uma vez por todas rumo a inserção dos C&VB como os verdadeiros DMOs, ou iremos seguir vendo o show de horrores que é o tripé-bolso-furado:  FOLDERZINHO+PROJETO DE LEIZINHA+ROTEIRINHO...tudo “inho” bem politicazinha de prateleira de baixo. Com raras, raríssimas, pontuais e periódicas exceções em ambos casos, chega de ver Secretário atrás de Secretário repetindo e seguindo esta  mesma cartilha-halloween.

Então MTUR, seguiremos assim?

Dúvidas, esclarecimentos… Escreva e curta o Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Há se gostou, curta a página no Facebook!! Indique a leitura…

Abraços, Mielke, Dr

** Mapa da Política de Turismo em Municípios onde há C&VB. Estudo realizado pelo Blog Gestão& Política de Turismo no Município em parceria com o Brasil C&VB, a ser publicado.

.

Anúncios

2 comentários em “Texto 68 – EM TEMPOS DE FALTA DE TUDO, AGORA É A HORA DOS C&VB. LEGÍTIMOS E VERDADEIROS DMOs. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

  1. Realmente, Dr. Mielke se falta isso no setor privado, na empresas, fica triste a situacao da iniciativa publica. Em mares desconhecidos nao se deve navegar. A lei da oferta e demanda nao fecha a conta. Enfim, dois proverbios rapidos. Abs e continuo te acompanhando!

    Curtir

    1. Olá Rodrigo, primeiramente obrigado pela confiança. Está mais do que não hora de levantar esta bandeira. abr

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close