ATENÇÃO SECRETÁRIOS! SE QUER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO (PET) DE FUNDAMENTO, COMECE PELOS GUIAS. ENTENDA OS PORQUÊS E OUTRAS DICAS… Série Política de Turismo.

Os Guias de Turismo, junto com a web, são definitivamente seus melhores ouvidos do que o Turista está dizendo hoje sobre a sua Cidade. Por mais que a recepção dos hotéis também funcionem como central de reclamações, os Guias de Turismo dependem da sua Cidade como produto de venda, e não só de um empresa. A sujeira na rua não afeta tanto quem trabalha atrás de um balcão, não é mesmo?

Diante deste imbuído poder, já passou da hora destes profissionais e dos seus Sindicatos (sobretudo), avançarem sem receios no cumprimento do seu papel. O momento é propício. A escancarada falta de ineficiência do Estado em todos os níveis, está desenhando uma incrível mudança no xadrez estratégico da Gestão do Turismo nos Municípios. Na realidade, inclusive cada vez mais, até ser Secretário não será tarefa fácil. Sobretudo, se quiser seguir a mesma receita que aí está.

O Estado tem que verdadeiramente cooperar para competir.

Há uma tendência natural do empoderamento do terceiro setor como um todo. Aliás, isto já está acontecendo. Secretário esperto, já se deu conta da importância de passar a co-responsabilidade para a sociedade civil organizada o quanto ele puder. Aliás, não há outro caminho. A inserção  das entidades representativas no cerne do processo decisório é um processo até natural, e irredutivelmente necessário. E decisão começa com um planejamento de fundamento!

Por tanto Secretário, ou o seu Plano Estratégico Turístico  contempla esta valiosa base que os Guias de Turismo podem lhe oferecer de forma colaborativa, ou terás mais um coletivo de papeis para decorar a estante do seu gabinete. Bem longe de ser algo inteligente! Pense nisso.

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: