Texto 89 – COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE I. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Se você está pensando em criar roteiros, elaborar folders ou ficar fazendo eventinho-tapa-buraco, do tipo quermerce… Esqueça!!! São ações que nunca irão te levar a algum lugar. Você não precisa ficar refém desta trilogia dos horrores, nem de Planos Municipais complexos com “trocentas”  ações….. Elas podem até impressionar pelo volume…masss…

Veja. Com equipe pequena e sem recurso, não dá para bobear. O seu resultado virá do quão focado é o gasto energético das suas ações que de fato importam. No post desta semana e da seguinte, você terá 04 FOCOS de ação que irão te ajudar a potencializar o seu trabalho…

Então vamos aos dois primeiros!!!!

FOCO 1 – PROMOÇÃO TURÍSTICA – VIA SIMTUR > COOPERAR PARA COMPETIR.

A demanda por ações promocionais é que nem pão francês. Todo dia vai parecer uma criatura na sua Secretaria, dizendo que o turismo não avança, por conta da falta de  divulgação. E muitos empresários ainda acham que você é mesmo uma agência de Publicidade. Uma pena. Então!!! Já passou da hora de deixar bem claro, que seu papel é  bem diferente. Se você ainda não o fez, está esperando o que mesmo?

Ao invés de… correr atrás da verba de propaganda que você não tem e nem sabe fazer, coordene para os equipamentos de A&B e dos MH façam a promoção do turismo da sua cidade (incluindo o calendário temático de eventos) de forma coordenada e sincronizada, através das respectivas mídias sociais (MS). Articule para que o conhecimento destas empresas sobre este assunto seja máximo. Lembre-se MS = postagens das pessoas = mídia expontânea = mais competitividade…

E tudo isso, irá te custar absolutamente nada. Será o resultado da pura articulação, que é o seu trabalho, Secretário. É na cooperação de esforços múltiplos com múltiplas linguagens, que atinge-se múltiplos bolsos.

Dica: Além disso, olhe para os Blogs de viagem e acompanhe o que eles estão dizendo sobre sua Cidade. Promova encontros deles na sua Cidade através do C&VB.

FOCO 2 – COLOCAR NA PRATELEIRA O TURISMO DA SUA CIDADE – VIA SUMTUR > UNINDO AS PONTAS.

Não será levando de baixo dos braços mapas apocalípticos do turismo municipal,  nem os folders do desespero às feiras de Turismo, como a Abav, que sua Cidade irá ser vendida. Há um conceito básico aqui. As pessoas cada vez mais, acreditam menos no que o Estado diz sobre qualquer assunto, sobretudo de si mesmo. Aliás, você acredita nas propagandas governamentais? O consumidor também não.

Ao invés de… ficar batendo cabeça Secretário, use seu status para promover a cooperação entre os elos da cadeia de valor. Para isso, promova, como por exemplo, Rodadas de Negócios ligando os intermediários (Operadoras e Guias de Turismo de fora), com as empresas turísticas locais (Hotéis, Restaurantes, Atrativos e Agências de receptivo da sua Cidade e Guias de Turismo locais). Fortaleça estes elos comerciais e as oportunidades de negócios. É a partir deles que sua Cidade será inserida nas prateleiras desempoeiradas do turismo. Lembre-se: Turismo é negócio, e precisa de ambiente para girar. A competitividade vem da cooperação!!!

Na semana que vem, seguem Cos FOCOS 3 e 4 !! Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Texto 89 – COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE I. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close