COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE I. Série SIMTUR. Por Eduardo Mielke.

Se você está pensando em criar roteiros, elaborar folders ou ficar fazendo eventinho-tapa-buraco, do tipo quermerce… Esqueça!!! São ações que nunca irão te levar a algum lugar. Você não precisa ficar refém desta trilogia dos horrores, nem de Planos Municipais complexos com “trocentas”  ações….. Elas podem até impressionar pelo volume…masss…

Veja. Com equipe pequena e sem recurso, não dá para bobear. O seu resultado virá do quão focado é o gasto energético das suas ações que de fato importam. No post desta semana e da seguinte, você terá 04 FOCOS de ação que irão te ajudar a potencializar o seu trabalho…

Então vamos aos dois primeiros!!!!

FOCO 1 – PROMOÇÃO TURÍSTICA – VIA SIMTUR > COOPERAR PARA COMPETIR.

A demanda por ações promocionais é que nem pão francês. Todo dia vai parecer uma criatura na sua Secretaria, dizendo que o turismo não avança, por conta da falta de  divulgação. E muitos empresários ainda acham que você é mesmo uma agência de Publicidade. Uma pena. Então!!! Já passou da hora de deixar bem claro, que seu papel é  bem diferente. Se você ainda não o fez, está esperando o que mesmo?

Ao invés de… correr atrás da verba de propaganda que você não tem e nem sabe fazer, coordene para os equipamentos de A&B e dos MH façam a promoção do turismo da sua cidade (incluindo o calendário temático de eventos) de forma coordenada e sincronizada, através das respectivas mídias sociais (MS). Articule para que o conhecimento destas empresas sobre este assunto seja máximo. Lembre-se MS = postagens das pessoas = mídia expontânea = mais competitividade…

E tudo isso, irá te custar absolutamente nada. Será o resultado da pura articulação, que é o seu trabalho, Secretário. É na cooperação de esforços múltiplos com múltiplas linguagens, que atinge-se múltiplos bolsos.

Dica: Além disso, olhe para os Blogs de viagem e acompanhe o que eles estão dizendo sobre sua Cidade. Promova encontros deles na sua Cidade através do C&VB.

FOCO 2 – COLOCAR NA PRATELEIRA O TURISMO DA SUA CIDADE – VIA SUMTUR > UNINDO AS PONTAS.

Não será levando de baixo dos braços mapas apocalípticos do turismo municipal,  nem os folders do desespero às feiras de Turismo, como a Abav, que sua Cidade irá ser vendida. Há um conceito básico aqui. As pessoas cada vez mais, acreditam menos no que o Estado diz sobre qualquer assunto, sobretudo de si mesmo. Aliás, você acredita nas propagandas governamentais? O consumidor também não.

Ao invés de… ficar batendo cabeça Secretário, use seu status para promover a cooperação entre os elos da cadeia de valor. Para isso, promova, como por exemplo, Rodadas de Negócios ligando os intermediários (Operadoras e Guias de Turismo de fora), com as empresas turísticas locais (Hotéis, Restaurantes, Atrativos e Agências de receptivo da sua Cidade e Guias de Turismo locais). Fortaleça estes elos comerciais e as oportunidades de negócios. É a partir deles que sua Cidade será inserida nas prateleiras desempoeiradas do turismo. Lembre-se: Turismo é negócio, e precisa de ambiente para girar. A competitividade vem da cooperação!!!

Na semana que vem, seguem Cos FOCOS 3 e 4 !! Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE I. Série SIMTUR. Por Eduardo Mielke.

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: