FOI DADA A LARGADA ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020. E AÍ, SECRETÁRIOS DE TURISMO, QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA NESTE MOMENTO DE TRANSIÇÃO? Série Política de Turismo.

Uma eleição começa no momento que a outra termina. Nunca se esqueça deste jargão.

Daqui para frente, a próxima dança das cadeiras ocorrerá logo no primeiro semestre do ano que vem. Com a chegada da metade do mandato, a pressão sobre resultados aumenta. Além disso, adiciona-se as novas forças que emergem ou submergem, oriundas da recém formada assembleia legislativa. É no meio desta penumbra que muitos prefeitos renovam o secretariado. Já de olho em 2020, mais um vez, o jogo do xadrez está em curso. E aí, o que fazer?

OLHO NO GATO…É fundamental que você não espere o ano que vem para buscar o seu lugar. Utilize estes 60 dias que vem por aí, até a primeira quinzena de dezembro, para apresentar ao Prefeito o seu planejamento de como irá ajuda-lo. Trata-se de quase 18 meses de um conjunto de ações que objetivam prioritariamente trazer visibilidade ao Prefeito, através das ações da sua Secretaria. Para tanto, consulte os assessores dele, veja quem ele apoiou para deputado estadual e federal, estude o novo cenário político. Alinhe o discurso dentro de uma lógica que faça sentido tanto para ele, como para os vereadores da base.  Dê uma especial atenção aos bairros, atuando com outras secretarias menores como as de Cultura e Esporte.

…E OUTRO NO PEIXE…Diante de uma ambiente eleitoral cada vez mais propenso a adoção de políticas mais democráticas, inclusivas e colaborativas (que é o tripé do SIMTUR), é fundamental o olhar ao COMTUR. É vital o envolvimento do trade no comando do conselho. Traga ele definitivamente para o cerne do processo de tomada de decisão. Pare de fazer do COMTUR, a extensão da sua Secretaria. O seu papel não é presidi-lo!!! Adotando o SIMTUR, além de trazer mais pessoas para o círcuito, você estará de quebra abrindo portas para o Prefeito junto ao empresariado local. Lê-se possíveis apoiadores da próxima campanha dele.

Escolha o caminho da articulação. Ela é tudo. Quanto mais as pessoas te observarem como o ligador-de-pontas, mais importante você será. Esse é o seu papel. …caso faça esta escolha.

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: