COMTUR APRESENTA: O BOM, O MAU E O FEIO. COMO LIDAR COM ESTA TURMA?? Série Gestão de Associações. Por Eduardo Mielke.

Você certamente irá reconhecer sobre o que estou falando. Em todas as reuniões do COMTUR, sempre tem aquele que é o leva-e-trás, o que esbraveja, o quietinho, o que concorda com tudo, o entusiasta, o filósofo, o empresário que quer tudo para ontem, o que odeia o poder público, o que nunca deixa de salientar o potencial não explorado da sua cidade…. Bah! Há uma lista de verdadeiros personagens que sempre estão ali.

Já reconheceu quem é quem no seu conselho? Pois bem. Tenha a certeza de uma coisa. Não se sinta sozinho! Em todos os lugares onde há um grupo de pessoas reunidas, esta turminha sempre se fará presente. Sob todos os aspectos, diversidade não atrapalha. Muito pelo contrário. Ter pessoas com formação, origem e experiência distintas traz valor ao grupo. E este valor é necessário em decorrência do próprio dinamismo que é a atividade turística.

Em outras palavras, a maior ou menor presença destas figuras nunca será desculpa para que as reuniões de trabalho (RT) do COMTUR não sejam produtivas e prazeirosas. Lembre-se. Elas devem ser sempre as duas coisas, mesmo que tumultuadas. Então, o que fazer, a fim de mantê-las ou geridas de forma equilibrada?

Os árabes tem um ditado muito valioso que diz mais ou menos assim: Aproveite o que as pessoas tem de melhor, e tente desconsiderar o que elas tem de pior. Em cima disso e dentro do SIMTUR, adotamos um conceito que é fundamental: Sempre confie no grupo e nunca acredite que uma só pessoa irá resolver tudo. Turismo é uma atividade que requer muita estratégia e, portanto muito debate. As soluções devem surgir, a partir do respeito à colaboração do que cada um pode aportar ao longo das reuniões. Saiba lidar com as diferenças de opiniões como principal fortaleza.

Como por exemplo….

Vai que você queira propositadamente que um determinado grupo saiba antecipadamente das pretenções do COMTUR, hein? Aquele conselheiro leva-e-trás é o que você mais vai precisar neste momento, certo? E se por acaso, você achar que um determinado projeto está andando muito devagar? Aquele que quer tudo para ontem, pode ajudar e muito para que as “coisas” andem mais rápidas, né? Veja. Todas aquelas pessoas podem ser de grande valor. Além das ideias que podem trazer, elas são muito úteis dependendo da situação. Se quer um COMTUR de resultado, o seu papel é entender tudo isso!

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: