COMTUR que funciona é aquele que acolhe….mas quem acolher?? Quem escolher para fazer parte dele? Série SIMTUR!! Por Eduardo Mielke.

COMTUR que funciona é aquele que acolhe…

Isto é um fato. Porém, vamos entender o que está por trás desta frase. Veja. Todo mundo precisa se sentir acolhido. Se o turista sente-se assim, satisfação é o que ele irá transmitir ao publicar nas mídias sociais sobre o seu destino. O mesmo conceito ou sentimento é o que nos faz frequentar voluntariamente uma associação ou cooperativa. E no caso dos conselhos, não é diferente.

Acolhimento tem a ver com a sensação de ser atendido. Neste caso pergunto a você: O seu COMTUR tem atendido os conselheiros? A resposta desta pergunta, se faz com outra questão (escrita de forma diferente): Você sabe o que os conselheiros estão esperando hoje do COMTUR? Para que ele serve, na cabeça deles? Ou, em outras palavras: Quais são as expectativas dos conselheiros sobre o papel do COMTUR?

Você precisa ter isso bem claro, de outra forma o COMTUR não irá para frente…

Para que o COMTUR serve.  De acordo com o SIMTUR ele tem um papel bem claro: É a ARENA DE ACORDOS, ESTABELECENDO E MONITORANDO as Estratégias Turísticas e Diretrizes de Planejamento. Logo, é vital entender ou perceber o quanto os conselheiros tem este papel bem claro, e o quanto eles o preservam diante das pressões.

Dentro dos princípios do SIMTUR (democracia, cooperação e inclusão), costumo orientar as pessoas sobre quem deve fazer parte do conselho, dando algumas dicas. Então, vamos lá…

SELEÇÃO NATURAL: Não exclua pessoas interessadas em participar. Aquelas que não dão conta em lidar com grupos de pessoas por ser muito umbigo, não se cria. Não se preocupe. Logo logo eles saem. Neste grupo normalmente encontram-se os malas, e os bem mal intencionados.

MATEMÁTICA DO COMTUR: Procure deixar o poder público o mínimo possível de cadeiras, dando lugar ao 3o setor e ao empresariado (nesta ordem). Sobre este grupo, convide empresários do bem e que olhem para frente. Há um texto no Blog que fala sobre isso (leia ele aqui).

Importante: a presidência do COMTUR pode até ficar na mão do Secretário no início.  Mas isso tem prazo de validade: 12 meses. Em COMTUR já instituídos, nunca deve ficar com o poder público. Lembre-se: turismo é negócio.

PERFIL TURÍSTICO: Não determine quantidades de cadeiras para cada setor, como por exemplo 2 para hotelaria, 2 para eventos, 2 para x, 2 para y, etc….Isso não funciona, pois depende muito do tipo de turismo que é praticado na sua cidade. Deixe esta “separação” acontecer normalmente. Será o perfil de mercado da sua Cidade que dará a letra sobre este aspecto. E a determinação deste perfil é consequência das discussões daquela arena de acordos. Ela vem com o tempo a seu tempo.

PESSOAS: No final das contas o COMTUR será feito por pessoas. Invista naquelas pró-ativas, do bem, e com espírito empreendedor e de cooperação. Aquelas que entendem que Turismo se faz em cadeia, e não sozinho. Este critério deve ser usado, sobretudo, quando for convidar os empresários.

Boa sorte! Estaremos sempre por aqui para lhe auxiliar. Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: