TEXTO 147 – A HORA DO PROTAGONISMO DOS COMTURs! ENTENDA. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

A campanha “não cancele, remarque!” viralizou e muitos destinos por aqui seguiram os mesmos passos. Legal! OK! E daí? O que vem depois? Independente dos prognósticos, bons ou ruins, o momento é de muita, mas muita união. E agora é a hora do COMTUR mostrar seu valor. MESMO!! Entenda o que eles podem e devem fazer nestas horas de incerteza…

Ah! Mas, antes de mais nada, se esta é a sua primeira vez, seja bem vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e técnicos para colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto.

Ao exemplo que já acompanho em algumas Cidades, como por exemplo Curitiba, o COMTUR se torna, no momento, a principal entidade para aglutinar todo e qualquer esforço de buscar minimizar o inevitável problema causado pelo Covid19. Em outras palavras, COMTURs que não se posicionarem agora, por favor fechem. Pois, é justamente nesta hora que o Turismo do seu Município mais precisa.

Veja. Minha experiência com COMTUR não deixa dúvidas. As pessoas enxergam a entidade como um porto seguro. Como um lugar onde as pessoas que fazem parte, participam dos mesmos problemas, compartilhando as mesmas angústias, preocupações. E num momento ímpar (se Deus assim quiser) como este, não dá para perder esta oportunidade. É o COOPERAR PARA COMPETIR! Em outras palavras, é hora do COMTUR fazer todo o sentido para quem está precisando. E agora todos precisam!!!

O COMTUR pode e deve, buscar SER O ambiente onde pequenas e possíveis soluções possam ser idealizadas, compartilhadas e implementadas. Algo como um “comitê de crise”, onde os pensamentos, ideias e ações possam convergir em um processo colaborativo. Nunca antes a cooperação se fez tão necessária.

Como orientação, do Blog, sugiro que o COMTUR busque, o diálogo em uma Agenda Legislativa com a Câmara de Vereadores, no sentido de procurar apoio público às demandas que certamente virão. É importante criar GRUPOS DE TRABALHO para que os conselheiros possam intercambiar/pesquisar ideias que estejam sendo implementadas em outros lugares e que podem ser adaptadas/realizadas no seu município. E sobretudo, como comentado no TEXTO 146,  buscar planejar a retomada!

O importante é o MOVIMENTO!!!  É a participação!!! É a integração!!  É a convergência!!! É a consistência!! É a congruência!!! É o engajamento!!! Isso é o COMTUR que acredito e  sempre defendo. Toda crise passa, e o que pode ficar é a cooperação que lá na frente, fará toda a diferença. Pense nisso.

 

Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para emielke@kau.edu.sa

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

2 comentários sobre “TEXTO 147 – A HORA DO PROTAGONISMO DOS COMTURs! ENTENDA. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

  1. Boa noite, Dr. Mielke é um prazer sempre ler seus textos, sempre esclarecedores e em tempos difíceis temos que apresentar soluções sempre e como pontua em seus textos o trabalho colaborativo é uma saída para qualquer situação e se tratando de planejamento para o Turismo é de extrema importância.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s