TEXTO 164 – AS TOP 5 AÇÕES – NÚCLEO PROJETOS + CAPTAÇÃO DE RECURSOS. SÉRIE ESPECIAL SECTUR 1os PASSOS, por Eduardo Mielke.

A pressão por resultados de uma Secretaria de Turismo, será medida pelos projetos turísticos realizados e ou percebidos. Não tenha dúvidas. Aliás, você já deve ter percebido isso. Toda iniciativa será chamada e ganhará nome de “projeto”. Neste último texto da Série SECTUR 1os passos, irei me dedicar a algo essencial: Captação de recursos. Mais do que nunca, tudo o que é relacionado com este tema deve ser tratado com muita..mas muita base, articulação e transparência..e mais um pouquinho de articulação. Então vamos lá…

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉

Antes de pensar em captar recursos (provavelmente vindos do Gov. Fed), você precisa fazer duas coisas. PRIMEIRO: Saber quem poderá te ajudar SICONV, que é a plataforma de convênios federais. É lá que você irá cadastrar e lidar com os demais trâmites dos seus projetos. Aqueles dos quais chamo de Grande Monta – São os que envolvem obras e/ou projetos arquitetônicos/urbanísticos/revitalização de bairros, atrativos, acessos, sinalização, etc. SEGUNDO: Ao mesmo tempo, descubra se as contas da Prefeitura estão em dia. Se não há dívidas abertas e se o seu Município não consta no CAUC . Enquanto estiver positivado, esqueça recursos federais. Porém, nada impede de você deixar já cadastrado os projetos importantes ao Município no SICONV. Muito pelo contrátio. Registre o máximo possível. É uma forma de você marcar território politicamente, taticamente, mostrando resultados e trabalho, dentro e fora da Prefeitura.

Verbas para projetos podem ser captados em vários outros ministérios, (Des. Regional, Cidadania, Meio Ambiente para citar alguns) e não somente do Turismo. O que ajuda muito aqui, nesta articulação é o envolvimento com a bancada de Deputados e Senadores do seu Estado. Facilita muito contar com os escritórios dos parlamentares em Brasília, que podem com mais facilidade articular Emendas Parlamentares e a interlocução com os próprios Ministérios. Articulação é tudo…10x 100x 1000x!!! Seu sucesso depende disso!

Para gerir tudo isso, recomendo fortemente ter, dentro da SECTUR, um NÚCLEO DE PROJETOS somente para tratar disso. Além, dos recursos federais, RECOMENDO fortemente também estudar os processos e modelos de PPP (Parceria Público Privada) e Concessões. São formas de você olhar para ativos meio ambientais e culturais do seu Município, que necessitam investimentos. Para tanto, recomendo também várias conversas com a Procuradoria do Município e muita pesquisa!!!. Adiciono também os editais de ONGs que podem trazer bons ativos para o turismo municipal. Como você pode ter percebido, as oportunidades são vastas e para não perder o foco, o núcleo passa a ser muito providencial.

E por fim, e como comentado no início, a cada reunião do COMTUR, faça sempre uma atualização do andamento de todas as etapas e iniciativas. Deixe as pessoas a par, dialogue, ouça, sugira….pois, é uma forma também delas sentirem-se envolvidas, parte da solução e entenderem a dinâmica do funcionamento da máquina pública. Mesmo porque, se você perceber que as coisas não andam, será no conselho que você irá buscar suporte para olhar para outras coisas, como ações de acesso ao mercado e aumento de competitividade. Lembre-se: O COMTUR é seu suporte e aliado. Mas, ele só irá se comportar como tal, se você Secretário der o exemplo. Pense nisso.

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Obrigado pela confiança e até o próximo texto.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Neste ano de 2021, completo 20 anos como Professor de Turismo e 17 anos como consultor. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s