Sobre o Blog!

Este Blog objetiva capacitar com informações ESSENCIALMENTE TÉCNICAS  sobre temas relacionados à Gestão & Políticas de Desenvolvimento da Atividade Turística para os Municípios e para o Brasil.

É também um canal para que você possa tirar dúvidas sobre como fazer o TURISMO NO SEU MUNICÍPIO SER UM SUCESSO. Para isso, deixe um comentário ao final do texto ou envie-me um inbox pela fanpage http://www.facebook.com/politicadeturismo. Se preferir adicione-me no Skype: eduardo.jorge.costa.mielke ou pelo email emielke@kau.edu.sa ou contato@politicadeturismo.blog

Toda Quarta-feira um NOVO POST sobre Gestão & Política de Turismo sai. 

+ TÉCNICO e +- POLÍTICO, o Blog fala de temas MACRO e MICRO como Associações, Cooperativas, COMTUR, FUMTUR, Conventions..Secretarias Municipais de Turismo e o PAPEL DO PODER PÚBLICO E TERCEIRO SETOR, BEM COMO DA INICIATIVA PRIVADA ao Desenvolvimento do Turismo do seu Município.

Assuntos que almejam a CAPACITAÇÃO sobre GOVERNANÇA E ACESSO AO MERCADO são os eixos principais, dentro do conceito de COOPERAR PARA COMPETIR.

Os textos estão organizados em 3 Séries:1. Série Sistemas Municipais de Turismo2. Série Política de Turismo3. Série Gestão de Associações de Turismo.

Boa leitura, obrigado pela confiança e seguimos….

Abr. Mielke.

14 comentários sobre “Sobre o Blog!

  1. Parabéns pela iniciativa! A Indústria do Turismo é uma das que mais crescem no mundo e o Brasil precisa muito de investimentos na informação e institucionalização de diversos segmentos que poderiam ser melhor desenvolvidos e trabalhados dentro do Turismo!

    Curtir

    • Ecomandatours, por favor TURISMO não é “indústria”, é fenômeno social que gera uma série de prestações de serviços. Para investimentos e institucionalizações é necessário que levemos a sério a Ciência do Turismo, que tem definições, termos técnicos e normatizações internacionais. Vamos começar nos referindo corretamente ao fenômeno social, quem sabe passamos a ser interpretados com mais seriedade. Obrigada. Desculpe mas sou uma estudiosa e apaixonada pelo TURISMO.

      Curtir

      • Alessandra,
        Você tem toda a razão. O termo é inglês e vem da economia. Nas ciências econômicas qualquer setor econômico é dado o nome de indústria. Que na verdade quer representar toda a cadeia. Vem da escola Inglesa que por aqui se adotou. Acho um horror também.

        Aproveito para corrigir outro termo…cadeia produtiva. No turismo não se produz nada, pois é um agregado ou conjunto de serviços. Portanto, o termo correto é cadeia de valor, pois a um roteiro (conjunto de serviços) agrega-se um valor (monetário + experiência) a cada parte constituinte do roteiro. Desta forma um roteiro é um encadeamento de valores (serviços) e não produtivo.
        Abr.
        Mielke.

        Curtir

      • Alessandra, muito bem avaliado. Aqui no Brasil, a ciência do Turismo ainda está sendo analisada com mais cuidado, por ainda ser um ramo em desenvolvimento em termos conceituais e aplicáveis. Em minhas experiências tanto no Reino Unido quanto na Austrália, o Turismo é considerado um excelente mercado de trabalho, gerador de muita infra-estrutura, de serviços, de valores culturais e monetários, sendo muito mencionado como uma Indústria que fomenta uma grande geração de renda e de extrema importância para os respectivos Governos. Indústria do Turismo é uma maneira antiga de expressão da Sociedade Industrial, mas desde que estamos em fase de transição global e de sociedades, concordo contigo em melhor denominação de Ciência do Turismo que multiplica milhares de fenômenos sociais através de integração das comunidades para melhor prestação de serviços.

        Curtir

  2. Parabéns pela iniciativa meu amigo. Tenho um interesse especial pelo turismo rural, pois trabalho com agroecologia, regularização ambiental e topografia e tenho oportunidades de conhecer lugares de belezas cênicas maravilhosas e pessoas fantásticas, acredito no potencial do segmento
    Aqui por Guarapuava, e não é diferente em todo o Centro-Sul do Estado, eu percebo até alguma propaganda sobre turismo mas de fato é um segmento muito pouco explorado. É um grande desafio.
    Abraço

    Curtir

  3. Olá, Me Chamo Giovani Rosa, sou Gestor em Turismo, Especialista em Gestão Ambiental, então, quero deixar aqui meus parabéns pelo rico material de informação e orientação para o fomento e desenvolvimento turístico local.

    Curtir

    • Olá Giovani,
      Tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria de agradecer seu comentário e dizer que fico feliz em saber que o Blog está logrando seu objetivo.

      Aqui vai meu skype: eduardo.jorge.costa.mielke

      Sempre que precisar tirar uma dúvida, seja qual for sobre gestão ou política de turismo no município, é só escrever.
      Abr. Mielke.

      Curtir

  4. Parabéns Eduardo pela iniciativa . Meu nome JoãoPaulo Vasconcelos eu sou do estado do Pará estou abrindo uma empresa de consultoria gostaria mais de conhecer.

    Curtir

Deixe um comentário