NOSSO TRABALHO E ATUAÇÃO

Meu nome é Eduardo Mielke. Sou Doutor em Gestão, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Málaga (Espanha-2007), Departamento de Economia e Política. Mestre em Ciências Florestais pela UFPR (2002) e Engenheiro Agrônomo de formação superior básica (1999), pela mesma universidade. Atualmente trabalho para Governo Saudita na implementação de estratégias de desenvolvimento turístico.

Comecei no Turismo como estagiário do Gîte-de-France (1996-7), umas das maiores associações de turismo rural da França. A partir de 2004, analisando processos de GOVERNANÇA, COOPERATIVISMO e ACESSO AO MERCADO TURÍSTICO PARA CIDADE, comecei a atuar diretamente no desenvolvimento mais responsável do turismo municipal, apontando à importância do envolvimento mais inteligente do poder público e do trade turístico.

A partir da mesma época, comecei a atuar fortemente para muitos governos municipais e estaduais, bem como também para governos na América Latina. Além, disso prestei diversos serviços para o Setor Privado em Plano de Recuperação Econômica para obras de grande impacto, bem como também para instituições do 3o Setor do Turismo.

Articulação política, agenda legislativa e o olhar ao perfil da cada cidade trás as ferramentas do conceito de COOPERAR para COMPETIR. Trata-se de uma engrenagem resultante do método SIMTUR – Sistema Municipal de Turismo, de Gestão&Política de Turismo no Município.

Ao longo de 15 anos, já foram mais de 160 Municípios atendidos, tirando dúvidas e dando o suporte técnico e político para que o Turismo avance no Município. Não se esqueça que é onde ele realmente acontece!! É lá que o emprego e renda são gerados. 

Em 2013 me tornei membro do Conselho Consultivo da CNC atuando junto ao Conselho nacional de Turismo na entidade e em 2018 foi indicado ao Premio Nacional de Turismo na categoria Academia. 

CONTATO: emielke@kau.edu.sa – SKYPE: eduardo.jorge.costa.mielke

ASSESSORIA, PALESTRAS, CURSOS e WORK-SHOPS, NAS SEGUINTES ÁREAS.

1. POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO.

a) Assessoramento Parlamentar para assuntos de Turismo – a partir de 2004 passei a atuar junto com parlamentares tanto no âmbito estadual , como federal no auxílio técnico e na articulação e pesquisa em assuntos de interesse como por exemplo, na revisão de Emendas Parlamentares.

b) Assessoramento Estratégico e Desenho de Programa de Governamentais para Turismo – a partir de 2008 atuo no debate e desenho das bases de programa tanto municipais como estaduais de governo para turismo, bem como na articulação com as Entidades do Terceiro Setor do turismo para tais pleitos.

c) Mapeamento da Política de Turismo nos Estados – a partir de 2014 deu-se o início do trabalho de mapear e monitorar o atual panorama das Políticas Públicas de Turismo praticadas nos Municípios brasileiros, especificamente onde há a presença do CVBx. Esta escolha se deve ao fato que se há esta entidade, é porque o turismo possui (independentemente do grau) influência no discursos político naquela localidade em questão.

2. GESTÃO TURÍSTICA INTELIGENTE.

a) Implementação de COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

b) Estruturação Estratégica para Convention Visitors & Bureau e respectivas Federações.

c) Otimização das Secretaria de Turismo ao Intergração e Cooperação com o trade.

d) Inserção de Cidades no Mapa Turístico tanto para Visitors (Turistas) bem como para Bureau (MICE).

e) Gestão da Experiência – Mapeamento dos Impactos e Riscos Operacionais Pré e Pós-venda.

f) Elaboração de Projetos Estruturais e Estruturantes, Editais, Termos de Referência e Convênios. Todos aplicados á captação e recursos.

3. DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE PROJETOS DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) – Direto e ou Indireto.

a) Diagnósticos da Cadeia de Valor – Metodologia DEPP – Viabilidade Financeira e Turística com base em fatores mercadológicos.

b) Plano de Negócios Participativo – Metodologia PNP para Empresas Sociais – associações e cooperativas de turismo.

4. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS COM GOVERNOS.

a) Prevenção e Mitigação de Impactos Socioambientais para Projetos Estruturais de Grande Monta e que imputam diretamente as comunidades do entorno.

b) Elaboração e implementação de Planos de Recuperação Econômica para Projetos Estruturais de Grande Monta e que imputam diretamente as comunidades do entorno.

c) Mapeamento, construção, fortalecimento e manutenção das Relações Institucionais – Políticas com Governos nas três esferas.

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