COMTURs no Estado de São Paulo – Percepções, realidades & desafios – 2021. SEGUNDA PESQUISA

Olá!!
Com a super parceira do SENAC de SP e da APRECESP, apresentamos a 2a pesquisa sobre os COMTURs no Estado de SP.

É um trabalho feito a várias mãos que está na segunda edição de um total de seis edições!!! E aqui vai um agradecimento especial a todos os COMTURS participantes, todos os MUNICÍPIOS participantes! Um super obrigado!

Vmos lá?? Vale a pena conferir.

Ah! Importante. Se for citar ou usar em algum trabalho acadêmico, cite a fonte. Que tal..

Mielke, Eduardo; Duarte, Jorge; Azevedo, Mracia; Rocha, Fernanda (2021) COMTURs no Estado de São Paulo – Percepções, Realizadades e Desafios. Segunda Pesquisa. Relatório de Consultoria. Pesquisa não publicada.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Olha que notícia boa!! Em 80% dos COMTURs o Presidente é eleito pelo próprio COMTUR. Isso é muito impotantte. Quanto mais Prefeitura, menos o conselho avançará de forma sustentável e responsável!!!

.

Vale ressaltar que apesar da satisfação, não foi possível medir o SIGNIFICADO da mesma. Em outras palavras, como os COMTURs mensuram seus resultados as vezes pelo número de reuniões e não pela qualidade dos assuntos debatidos durante elas, fica limitado dizer se esta safistação se reflete em geração de emprego e renda na ponta, e/ou em uma melhor taxa de ocupação e/ou numa redução do impacto da sazonabilidade. Inclusive, em algusn casos esta relação é ainda muito distante de ser percebida….Mas, tudo bem…é um longo caminho a ser percorrido!!!

.

Apesar de mais da metade ter sido criado por conta da Lei dos Municípios Turísticos, 1/4 foi por iniciativa dos empresários. Uma boa notícia!!

.

.

Esta metodologia chama-se Policy Circle, que muito interessante quando se trata de planejamento para ações dentro do ambiente público.

.

Chama a atenção ao tamanho do Desvio Padrão e do Coeficiente de Variação, o que mostra os diferentes níveis de maturidade dos COMTURs. Se por um lado isto é esperado….espera-se que também que ao longo dos anos tais parâmetros sejam menores, a medida em que os conselhos vão assimilando seu valor. Aqui chama a atenção dois fatores.

Primeiro, é que pela metodologia os COMTURs percebem melhor do que elaboram ações (programas) para resolver situação-problema. E a segunda, é que na avaliação do impacto, não foi possível entender como os conselhos fazem a mensuração deste processo, mesmo porque surge a questão: Como ele avalia melhor do que elabora e implementa as ações? Estranho, não ;)?

.

Aqui a coisa ficou mais interessante, pois se analisarmos e compararmos os COMTURs mais antigos, tanto o DP, como CV permanecem altos. Ou seja, será que a idade do COMTUR…..o quanto ele é ou não mais maduro, influencia no processo de gestão & planejamento de situações-problemas que impactam no desenvolvimento do turismo? O que achas?

.

.

.

Uma OBS: Na verdade, o Blog sempre destaca que PDT devem ser atualizados de forma permanente….

.

Há muitos consultores bons no mercado. Isso é uma realidade, mas …mas o ideal é que PDT seja feito…pelo/através/do/por meio do COMTUR. O grande erro aqui é fazer o documento sem que o conselho, devidamente se aproprie dele. Quando isso não acontece, virá papel de prateleira…

Esperamos que aqueles 10%…cresça!!!!

.

Olha aí que legal!!!

.

.

Aqui não possível detectar muito….qual é o significado deste CONCORDO PLENAMENTO E OU CONCORDO. Ou melhor dizendo, quais foram os argumentos e percepções utilizados para referendar isso…no detalhe…

.

A tentativa foi feita….mas….o tamalho da cada bola trás a relevância das respostas…. Palavras como parceria, planejamento ficaram muito pequenas….Aumento de Flucxo ou Aproximou…ficaram do tamanho de um grão de areia….

.

Olha a pergunta…e outra vez, não conseguimos ir no detalhe….Mas, no geral é notória a satisfação…

.

Dos insatisfeitos…não conseguimos detectar algum padrão de resposta…com respostas muito espalhadas…Entretando, o que me chamou atenção é o alto grau de que o PDT representou uma ORIENTAÇÃO…para o COMTUR. Veja que isso denota muito do grau geral de maturidade que o assunto ainda está e ou é abordado…e ou é considerado como política de turismo. Muitos ainda alogiam a forma e não o que, o PDT trouxe. Mais um indício.

O fato é que precisamos avançar e avançar….e muito!! Mais uma vez os Municípios participantes estão de parabéns! E seguimos em frente…até Março/Abril com a 3a Pesquisa!!! Até lá…Obrigado pela confiança!

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s