Texto 66 – SABE AQUELA BÁSICA: “TURISMO QUANDO É BOM, É AQUELE QUE É EXCELENTE PARA OS LOCAIS?” ENTENDA PORQUE ESTA FRASE É MAIS, MUITO MAIS DO QUE IMPORTANTE COMO POLÍTICA DE TURISMO. A moça da foto já entendeu… Série Política de Turismo, por Eduardo Mielke.

Política de Turismo é aquela que cujas as ações tático-operacionais resultam na geração de renda e de emprego para os locais. Ponto. É por este critério que começo, e meço o quanto uma Cidade está ou não bem “situada” dentro do que se espera que o Turismo faça por ela. E, principalmente, meço o quanto de espaço este entendimento ocupa a cabeça das cabeças de quem realmente decide sobre o que vai acontecer com a atividade na sua Cidade.

Nesta linha, quando vejo a sazonalidade atingir em cheio a regularidade da manutenção dos postos de trabalho, já fico preocupado. Quanto vejo um calendário anual de eventos  que eventualmente flerta com o perfil econômico da cidade, começo a passar mal. Mas, quando vejo que a única política de turismo que existente é a do “marketing”…que na realidade lê-se propaganda, daí passo muito mal, mas mal mesmo! Se você acha que a Secretaria de Turismo foi feita para fazer o folder&festinha mude já os seus conceitos! Se você que me lê for Secretário e pensa assim…(…).Bah…

Seguindo…

Política de Turismo é aquela que faz o próprio Cidadão ser o próprio “turista” dentro da sua Cidade (OBS: Ciente que estou contradizendo a definição do que é turista pela academia, por isso as aspas).

Em tempos de vacas magérrimas, pare de ficar brigando com a Prefeitura Sem-Recurso para que ela fique divulgando o seu município, sem saber para quem nem aonde. Mude o rumo da prosa, e diga para sua Associação, C&VB, Entidade, COMTUR, Maçonaria, Rotary, etc.. fazer pressão para que ela deixa sua Cidade um lugar mais agradável, mais limpa, bonita e segura.

É através desta sustentabilidade de pensamento é que muitas Monalisas sairão orgulhosas por aí, tirando e postando nas mídias sociais. O resultado é aquele efeito multiplicador que todos conhecem. E mais ainda, consiste de uma propaganda honesta, feita por gente expressa o sentimento de orgulho pela Cidade onde mora. É por intermédio deste boca-a-boca 0800 que o resultado aparece, que a sazonalidade é quebrada e mais negócios&oportunidades turísticos surgem.

Se quer saber como fazer o Turismo da sua Cidade andar, está aí a receita..Não me venha dizer que verba para isso não tem.

Veja, o segredo está em aproveitar o sentimento de pertencimento que os locais já tem. Ele está ali, só precisa buscar de volta. Mas, isso só é possível, se percebem o benefício do entorno. Trata-se de uma moeda de troca para que as pessoas passem a valorizar algo, que no caso são suas raízes, sotaque, costumes e modos de vida.

Na prática, faça do seu Cidadão o grande marketeiro. Quanto mais você acredita nisso, mais o título deste texto irá lhe fazer sentido. O resto é conversa fiada! Bem fiada, por sinal!!! Pense nisso.

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva! Curta o Blog e a Fanpage @politicadeturismo

Abraços e até a próxima quinzena.

Mielke, Dr.

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Texto 66 – SABE AQUELA BÁSICA: “TURISMO QUANDO É BOM, É AQUELE QUE É EXCELENTE PARA OS LOCAIS?” ENTENDA PORQUE ESTA FRASE É MAIS, MUITO MAIS DO QUE IMPORTANTE COMO POLÍTICA DE TURISMO. A moça da foto já entendeu… Série Política de Turismo, por Eduardo Mielke.

  1. Dionora de Mello Lula agosto 30, 2017 — 12:04 am

    Muito interessante. Na verdade acredito sim, que o boca boca, o fazer turismo e se deixar fazer parte do turismo, se empoderar da cidade e seus potenciais naturais e culturais históricos é uma formar de divulgar, sempre falo que um estudante ou profissional de turismo como eu, não apenas os faz mas ” Turistar” faz o turismo estuda o turismo e aproveita do turismo, é a própria ação de estar ali ou acolá.

    Curtir

    1. Olá Dionora,
      Obrigado pelo comentário. Você tem razão nas suas afirmações.
      Um forte abraço
      Mielke.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close