TEXTO 158 – O COMTUR SE REUNIU COM OS CANDIDATOS A PREFEITO. E AÍ, ISSO FUNCIONA? SAIBA O QUE FAZER DEPOIS QUE A ELEIÇÃO ACABA. Série Política de Turismo, por Eduardo Mielke.

Andorinha faz verão? Reunir-se com candidatos resulta em comprometimento de qualquer espécie? Bem, se no amor e na guerra vale tudo, com certeza para ganhar eleição, esta máxima também vale. Mas, como lidar com o pós-guerra? Este período que vai desde 1o de Novembro (fim do 2o turno 2020) até uma semana antes do Natal, é crucial. E se o COMTUR quer de fato um belo, prolongado e frutífero verão, o momento é agora.

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e técnicos para colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto.

Veja. Medievalmente, na cabeça da grande maioria, somos ainda muito dependentes do poder público, como tomador das iniciativas de mudança em um município. Até podemos esperar que as ações tática-operacionais partam do Executivo Municipal. Porém, é claro e notório que vivemos cada vez menos na era onde o Prefeito-Rei tem o poder.

O irreversível crescimento do protagonismo das entidades como os COMTURs, fará com que cada vez mais teremos a oportunidade de melhorar o conceito do COOPERAR PARA COMPETIR. Contudo, é preciso fazer isso com as palavras certas (e boas conversas). Elas são as suas melhores armas e a hora de começar a usá-las é agora! Então, vamos as DUAS orientações que você só encontra aqui no Blog, do que fazer no pós eleição.

1º GANHANDO TERRITÓRIO ATRAVÉS DA IMPRENSSA LOCAL… Mesmo em casos de reeleição, a Secretaria de Turismo logo vai vagar e o momento é agora do conselho indicar o secretário do seu interesse. Para isso, reúna-se, assim que possível, debatam chegando a 1 ou 2 nomes. Feito isso, marque uma reunião com o Pref. eleito e comunique os nomes. Tendo ou não acordo, o mais importante aqui é mostrar coesão, dentro do próprio conselho. Em seguida, não durma no ponto! Convoque uma coletiva de impressa, combine e avise o Prefeito, e anuncie o que o COMTUR anseia como possíveis nomes. E na coletiva, aproveite para apresentar as demandas com as ações práticas (obras, por exemplo) que o conselho espera da próxima gestão. Venda o compromisso, tornando-o público.

2º TRAZENDO ALIADOS ATRAVÉS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES (CMV)… 95% dos casos, quem faz a eleição do Prefeito são os vereadores e todos tem muito respeito pelo Legislativo. Aliás, um Município só vai para frente se os poderes andam de mãos dadas e o Turismo não pode ficar no meio do fogo cruzado. Já que você hoje já tem a lista dos Vereadores que irão iniciar em 1o de janeiro e nada mais oportuno identificar aqueles que podem ajudar o turismo dentro da CMV. Não cometa o erro de mostrar a TODOS os vereadores ao mesmo tempo os planos do turismo do COMTUR. Se fizer..nada vai acontecer… O COMTUR precisa de umas poucas, porém boas vozes lá dentro, e não um griteiro!!! O objetivo é criar um canal sólido com a CMV. Lembre-se: Se você quiser um FUMTUR de fundamento ou alterações na Lei do COMTUR…uso de espaços públicos, concessões, e demais assuntos, você, definitivamente, irá precisar deles…

Apesar do turismo ser uma atividade comercial ela envolve o público, e no caso, a política.. Então, não a rejeite. Aquele discurso “eu não gosto de política”, não serve para nada, muito menos para o jogo que precisa ser jogado. Saiba como conviver com ela. Bem feita, ela faz mais um belo verão. Pense nisso.

Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para emielke@kau.edu.sa

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

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