TEXTO 159 – AS TOP 5 AÇÕES PARA COMEÇAR BEM A NOVA GESTÃO 21/24 – Introdução. SÉRIE ESPECIAL – SECTUR 1os PASSOS, por Eduardo Mielke.

Abrindo os trabalhos de 2021, começamos com uma Série Especial SECTUR 1os PASSOS com as TOP 5 ações que as Secretarias de Turismo devem prestar atenção, para fazer uma gestão moderna, inovadora e com muita assertividade, aproveitando o início da nova gestão. Captação de Recursos, COMTUR, FUMTUR, Gestão e Calendário dos Eventos no e do Município, Manejo do DNA Turístico, Engajamento empresarial, Turismo Criativo, Cooperaração, Competitividade, Promoção e Comercialização e muito mais. Tudo isso dividido em cinco textos bem afiados, e que vão direto ao ponto. Para você que está assumindo a Sectur pela primeira vez a leitura desta introdução é indispensável. Se você já não é marinheiro de primeira viajem, vamos usar sua experiência para turbinar seus esforços. E em tempos de C19-Incertezas, nada melhor do que planejar, já que a pressão por resultados está dando uma folga, não é mesmo?

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Desde 2016, mais de 40 mil pessoas já leram os nossos textos. O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança.

Saiba e tenha sempre em mente que…

Turismo é uma atividade comercial. E ela terá maiores chances de gerar resultados (Lê-se: empregos e renda no seu Município), se o envolvimento dos empresários turísticos for intenso. Em outras palavras, cidades são ou se tornam mais competitivas, turisticamente falando, quando a cooperação entre empresários, entidades e a Prefeitura Municipal é o modus operandi do turismo municipal. Esse é o foco. Secretário que hoje governa sozinho, isolando as empresas só vai até a pág 2. O resto é conversa de “mosquinha azul”.

Além disso, o crescimento do fluxo turístico no seu município depende de variáveis que a Sectur pouco controla, haja vista a vasta gama de empresas que trabalham para o turismo acontecer. Lembre-se que muitas delas nem estão no seu município, como por exemplo as operadoras e agências de turismo, além de muitos Guias. Veja. Turismo é diferente de saúde ou educação, onde tem o público pelo público e para o público. Turismo é feito de compra e venda, como qualquer comércio. E nexte contexto, o papel da Sectur é muito claro, límpido e cristalino…e limitado. Logo, não dá para perder tempo com um monte de bobagem e demandas “no-sense” que irá só consumir seu tempo e recursos….bem aqueles que você não tem!

E por fim, e não menos importante, como parte da estrutura do Poder Público local, é fundamental compreender que a SECTUR e seu Secretário (a), terão funções tanto TÉCNICAS, objetivando o fortalecimento as relações comercias e de cooperação; bem como também POLÍTICAS, estreitando por exemplo, as suas relações que vão desde o MTUR aos Vereadores da Cidade. Em todos os textos abordaremos as duas. Não há como separar. Mesmo porque, vivemos numa sociedade que espera muito do público. Portanto, ele precisa dar o exemplo, sentido e direção. O empresariado e mercado esperam disso, da pasta e do seu gestor (ra). E nosso trabalho é, pontualmente, justamente esse.

Todos os textos tem igual importância e estão absolutamente interligados. Cada um abordará um NÚCLEO DE AÇÕES diferente e especial, trazendo dicas e orientações de como tirar o melhor proveito possível. São EIXOS sobre o que dá certo, tendo por base nossa experiência de 17 anos lidando com Turismo no Município. Aliás, este é o nosso foco. Para que você se organise, aqui segue a programação das próximas publicações:

TEXTO 160 – NÚCLEO SIMTUR – Temas abordados: papel da Sectur e do Secretário (a), COMTUR, FUMTUR e C&VB. Sai dia 03/02/2021.

TEXTO 161 – NÚCLEO EVENTOS – Temas abordados: Captação, Calendário de Eventos, Economia Local e os Eventos do Prefeito. Sai dia 10/02/2021.

TEXTO 162 – NÚCLEO MERCADO E COMERCIALIZAÇAO – Temas abordados: Enagajamento Empresarial, Promoção do Destino, e Cooperação para Competir, Oportunidades. Sai dia 17/02/2021.

TEXTO 163 – NÚCLEO DNA MUNICIPAL E COMPETITIVIDADE – Temas abordados: Identidade do Turismo Municipal, Turismo Criativo, Importância das Micro Economias locais e dos Bairros. Sai dia 24/02/2021.

TEXTO 164 – NÚCLEO PROJETOS – Tema abordado: Captação de Recursos Federais. Sai dia 03/03/2021.

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Neste ano de 2021, completo 20 anos como Professor de Turismo e desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke2@gmail.com

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

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